terça-feira, 17 de agosto de 2010

A importância da Nutrição.

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os nutrientes, aplicando-os às necessidades do organismo humano. Através de uma nutrição adequada, com todos os nutrientes necessários para o nosso organismo, é possível ter saúde. Em cada fase da nossa vida existe uma necessidade energética e nutricional diferente, de acordo com cada organismo. Da mesma forma, em estados de doenças, a demanda nutricional pode mudar e deve-se ter um cuidado alimentar diferenciado.
Os pilares da boa nutrição são equilíbrio, variedade e moderação. Alimentos gordurosos são contra-balançados por alimentos magros, e a ingesta de calorias é compensada por exercícios físicos para manter um peso ideal. Para manter a saúde nosso corpo precisa de um equilíbrio exato entre carboidrato, gordura e proteína, os três principais componentes da nutrição. Também precisamos de vitaminas, minerais e de outros nutrientes de muitos alimentos diferentes, e enquanto alguns alimentos são melhores que outros, os alimentos individualmente ou grupo de alimentos não dispõe de todos estes nutrientes dos quais necessitamos, então comer uma grande variedade de alimentos é essencial.
Moderação significa não comer de menos e nem de mais qualquer que seja o nutriente. Comer demais pode levar a obesidade, mesmo que seja muito de apenas um determinado nutriente, e comer pouco pode levar a deficiências nutricionais e à perda de massa corporal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom,pois imforma de forma descontraida e formal,mostrando os perigos que podem ser gerados pela falta de nutrientes.aaaaaaaaaaaaamei.