quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dicas para proteger a sua saúde do ar seco

A baixa umidade do ar, o ar muito seco, é prejudicial à nossa saúde. O tempo seco, além de trazer incômodo, podem afetar as pessoas com mais facilidade. Problemas alérgicos e respiratórios (rinite, asma, bronquite) e doenças de pele são mais comuns nessas condições, além de outros bem mais sérios como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) principalmente, em idosos quando não há existência dos cuidados recomendados.


A umidade do ar hoje em São Paulo está na casa dos 20%, menos que a metade do que preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS) que informa que para não fazer mal ao organismo deve estar em 60%.
O acúmulo de poluentes é outro agravante da temperatura seca. Os gases tóxicos não conseguem dispersar na atmosfera, o que deixa os olhos com mais ardência e a garganta seca, com pigarro.

Para se manter a saúde neste período de ar seco devemos ter algumas atitudes simples, que podem garantir o bem-estar e evitar complicações.


Aqui vão algumas dicas:
- Beba mais água do que o normal. Se possível deixe uma garrafinha com água ao seu lado para que você não "esqueça" de se hidratar. Atenção: crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos. Incentive a ingestão de bastante água (cerca de dois litros ao dia), além de sucos naturais feitos de maneira adequada e água de coco.

- Planeje as atividades físicas para o período da manha até as 10 hs ou para o fim da tarde, depois das 17 hs.

- Proteja-se da exposição ao sol no período das 10h às 17 horas.

- Prefira alimentos frescos e produzidos o mais próximo possível do horário de consumo. Substitua frituras por alimentos assados, assim como o sorvete de massa por picolé, especialmente de frutas. Queijos amarelos podem ser trocados por queijos brancos.

- A pele também merece atenção especial neste período. Evite banhos com água muito quente, que ressecam a pele, e use, sempre que possível, um creme hidratante. Em caso de irritação das vias aéreas e dos olhos, use soro fisiológico para lavar os olhos e as narinas.

- Usar aparelhos umidificadores dentro de casa ou no seu local de trabalho também aumenta os níveis de umidade do ambiente, deixando-os em padrões confortáveis para a sua saúde.