segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Alimentação no Inverno

Por que será que nós engordamos mais no inverno do que no verão?

No verão nós temos a impressão que gastamos mais energia pelo motivo que suamos mais. E isso não é verdadeiro, pois o que o corpo está fazendo é liberando o calor que está “sobrando”. No inverno a temperatura “cai”. Nós temos o nosso tecido gorduroso que tem um importante papel de manter a temperatura do nosso corpo. O corpo gasta muito mais energia para manter a temperatura corpórea do que mantê-la. Para repor essa energia o nosso corpo “pede” comida já que é através dela que obtemos nossa primeira fonte de energia. A conseqüência direta é que sentimos mais fome, com aumento do consumo diário de calorias. E os alimentos mais ingeridos são exatamente aqueles com alto valor nutricional e calórico.
Segundo estudos, a fome que geralmente sentimos a mais no inverno, está relacionada à adaptação do organismo com a temperatura mais fria e com a diminuição do consumo de água, que é muito menos se comparado com a quantidade que ingerimos durante o verão. O sedentarismo nos dias mais frios também prevalece, a pessoa fica com preguiça de fazer suas atividades diárias e a falta de motivação para ir à academia.

Dicas para uma boa alimentação no inverno:

- A alimentação deve ser feita a cada 3 horas, em quantidades moderadas (evite o excesso).

- Evite o consumo exagerado de carnes gordurosas, invista em pratos mais saudáveis acompanhados de salada com verduras cozidas. O consumo de fibras, além de ajudar bastante no funcionamento do intestino, dá sensação de saciedade prolongada ao organismo e evita o exagero nas próximas refeições.

- Invista em sopas e caldos com bastante verduras sem adição de creme de leite ou massas e substitua doces calóricos por uma salada de frutas.

- Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

- Mesmo sem muita vontade, consuma muita água por dia. De preferência, 2 litros por dia

- O chocolate quente pode ser substituído por chá com adoçante, ou então prepare com leite desnatado e achocolatado light;

- Os queijos amarelos devem trocados pelos brancos ou light;

- No caso de não resistir ao fondue, dê preferência aos de queijo, preparados com leite desnatado e queijos magros;

- A feijoada pode ser consumida no máximo duas vezes por mês e desde que as carnes sejam mais magras. Não se esqueça de usar a couve como acompanhamento.

- Quando for comer massas, prefira os molhos magros, como o de tomate, por exemplo.

- Se as saladas não apetecem, consuma as verduras refogadas ou na forma de suflês;

- Não deixe de consumir grãos integrais, hortaliças e frutas - laranja, limão, abacaxi, tangerina e morango. As vitaminas e minerais presentes nos alimentos têm papel fundamental para fortalecer o sistema imunológico.

Mexa-se e procure estabelecer metas...

** Estímulo vem dos outros, motivação vem de dentro de nós.**