segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O emagrecimento deve vir de dentro para fora. Trate seu corpo e sua saúde com respeito e carinho!

O emagrecimento se baseia em três fatores: reeducação alimentar, exercício físico e equilíbrio psicológico.
Para saber como “emagrecer a mente” é preciso mais do que força para pedalar, é preciso treinar o pensamento.
Emagrecer a mente é ser verdadeiro(a) com você mesmo(a). É propor a você o desafio e a experiência de se fazer perguntas que gerem respostas definitivas sobre o porque do seu aumento de peso. 
Exemplo: Como para me alimentar ou para encobrir frustações? Sinto fome ou vontade de comer? O que posso fazer para controlar o desejo de comer sem controle? Gosto de ter um peso extra?
Pois, é necessário eliminar os gatilhos que nos fazem comer pela emoção, tomar consciência dos nossos padrões de comportamento, por que nos sabotamos, etc.
Para explicar uma associação emoção-comida vou utilizar a psicologia do desenvolvimento:  Um bebê quando chora lhe é oferecido o seio ou a mamadeira. Ele pode chorar devido a vários fatores: fome, frio, calor, sono, dor, dentre outras causas. Geralmente uma das primeiras soluções a ele oferecida para acalmar o sentimento desagradável é a comida. A comida vai se tornando assim “o primeiro antidepressivo ou ansiolítico”, pois aprendemos inconscientemente que ela é uma das primeiras estratégias para lidar com sensações desagradáveis, ou seja, com as primeiras frustrações. Mais tarde, quando as frustrações afetivas ocorrerem, algumas pessoas, diante da impossibilidade de saber lidar com a situação ou de “anestesiar” o mal estar interno, poderão reativar esse antigo esquema. Comida = Bem estar.  Dependendo do  contexto  em que isso ocorra  o cérebro  começa a criar outras funções para o alimento que não só a de objeto de nutrição.  O alimento passa a ter uma função afetiva. É claro que a comida se torna em muitos casos um poderoso objeto de redução  de ansiedade. Quem nunca sentou em um restaurante após um dia estressante e pediu um prato bem calórico e disse: Hoje eu mereço!
O problema é que esse falso “merecimento” ou afeto disfarçado de comida, causa  efeitos desastrosos para a saúde e a estética, se ingerido em excesso.
E outro detalhe importante é que o emagrecimento está relacionado com a autoestima portanto, mexa-se, comece a praticar alguma atividade física que lhe de mais prazer ou comece algum procedimento estético. Essa junção irá lhe trazer motivação para seguir em frente.

 Dicas:
  • Não tenha pensamentos gordos. Quando gorduras e açúcares passar por sua mente, apague, delete e siga em frente.
  • Imagine-se usando alguns números a menos. Nada que seja inalcançável nesta primeira fase para que a frustração não abra caminho através de guloseimas. Fixe esta imagem em seu cérebro e determine que em breve você chegará lá.
  • Não tente demolir seus próprios planos. Seja uma pessoa positiva e comece perdoando a si mesma.
  • Não encontre justificativas para seu excesso de peso; procure saber o bem que perder peso ira fazer a você em todas as esferas – físicas, clínicas, profissionais e pessoais.
  • Aprenda a traçar metas e a cumpri-las. Depois de imaginar os números a menos no manequim, é hora de fazer algo para que isso aconteça. Estabeleça compromissos com você mesma.
  • Não tente ser a Mulher Maravilha. Determine metas possíveis e siga-as seguindo a ordem natural das coisas. Usando uma imagem mental batida mas eficaz, comece engatinhando, ande e não se preocupe com os tropeços e quando as pernas estiverem fortes, corra. Devagar, mas corra.
  • Engane sua gula. Se você conseguiu determinar a fonte destes acessos de fome, deixe esses impulsos para trás.
  • Ame a pessoa mais importante nesse processo todo: você.
  
 Você precisa ser feliz para emagrecer e não emagrecer para ser feliz.
 
Até a próxima!!! :)