quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Saiba a importância do café da manhã para a sua saúde



A ausência do café da manhã na sua alimentação diária não é vista como uma atitude saudável, sendo possível relacioná-la com consequências prejudiciais à saúde. O não consumo de café da manhã apresenta relação como:
- aumento do consumo de lanches calóricos (ricos em carboidratos e gorduras)
- inviabilização da elevação da glicemia aos níveis necessários às atividades matinais e favorecimento de uma possível deficiência de cálcio.

Entre a última refeição do dia e a primeira (café da manhã ou também chamado de desjejum), há um longo período dejejum. Durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um ritmo menor, para manter as funções básicas como respirar, o funcionamento cardíaco, circulação, entre outros. Todas essas funções precisam de energia para serem realizadas. Portanto, ao acordar, é necessário fornecer energia para que sejam realizadas as tarefas do dia.

Para quem deseja emagrecer, presta atenção: realizar o café da manhã está associado à diminuição da fome nas refeições seguintes, o que reduz o risco de comer excessivamente no meio do dia. Além disso, pessoas que costumam fazer o desjejum logo que acordam têm mais chances de manter ou controlar o peso.

Em resumo, o café da manhã é ideal para:

  • Repor energia e nutrientes como vitaminas e minerais;
  • Aumentar o desempenho intelectual e a atenção;
  • Estimular hábitos alimentares saudáveis e equilibrar o plano alimentar.
Que tal agora começar a cuidar mais da sua alimentação e consequentemente da sua saúde! ;)