segunda-feira, 23 de julho de 2012

O processo de emagrecimento também se inicia na mastigação!


De acordo com alguns especialistas em Ortodontia e Ortopedia Facial, é importante  a maneira como se come tanto quanto o que se come. Pois, o processo de emagrecimento se inicia também na mastigação e, se realizada da maneira correta, pode até mesmo ajudar na manutenção do peso corporal. Afinal, o processo de digestão dos alimentos tem início na boca com a ajuda de substâncias encontradas na saliva. Pessoas que comem rápido e não mastigam direito, engolem pedaços grandes de comida e dessa forma prejudica a digestão, causando azia, má digestão e sono.
Perder peso não é fácil, nunca foi e nunca será, portanto, é preciso persistência e de esforço. As normas são simples, o problema é que a maioria das pessoas não têm paciência e acabam desistindo antes dos resultados aparecerem.
 “Quando as pessoas têm pressa sempre acabam comendo mais e conseqüentemente ganham mais peso”. Isso se explica, pois, a boa mastigação estimula o centro da saciedade, uma espécie de controle que temos ao nível do cérebro que controla a ingestão de alimentos. O cérebro demora cerca de 15 minutos para entender que estamos satisfeitos. Só depois disso que ele envia substâncias para recusar a comida”. Mas, além de triturar corretamente os alimentos e controlar a quantidade de alimentos ingeridos, para garantir uma alimentação e digestão saudável, o hábito correto de mastigação também é considerado uma fonte de prazer, pois o sabor de cada refeição é melhor percebido.
Lembre-se: quanto menos se come, menos calorias são absorvidas e consequentemente ocorre o emagrecimento progressivo, desde que haja um gasto calórico maior do que o que foi ingerido".
Por isso, a dica de especialistas é ficar ainda mais atento à mastigação. Comer devagar, mastigar com calma e sentir o sabor dos alimentos são algumas dicas para se alimentar de maneira saudável e correta!
O tempo de mastigação também depende muito do tipo do alimento, por exemplo, um pedaço de carne exige mais mastigadas do que um bocado de arroz ou macarrão. Para saber se você está mastigando os alimentos da maneira correta é importante lembrar que o alimento só deve ser engolido quando estiver totalmente triturado e ensalivado. "As enzimas presentes na saliva já fazem parte do processo de digestão, principalmente com relação aos carboidratos. É necessário ainda mastigar de forma alternada, um pouco com o lado esquerdo e um pouco com o lado direito antes de engolir o bolo alimentar"
Especialistas também destacam que a mastigação correta é o melhor medidor para controlar a quantidade de comida que deve ser ingerida para suprir as necessidades energéticas do corpo sem excesso. O cérebro recebe estímulos gradativos para assimilar a ingestão de alimentos e poder enviar o aviso de saciedade. "O sinal da saciedade surge a partir de um comando da córtex cerebral. Ao comer muito rápido e mastigar pouco o ponto de satisfação se dará de modo errado, sobrecarregando e dilatando o estômago, além da comida não ficar bem triturada, dificultando a digestão. 

Preste atenção ao se alimentar!!!
Uma boa semana à todos!